8.7.05

O ÍCONE PERFEITO



Existe um consenso nacional em torno dos fundamentos do terrorismo: a culpa é dos Estados Unidos da América e, em especial, do seu Presidente, George W. Bush.
Este quase unanimismo de razões, evidente para quem oiça um «Forum» da TSF ou tenha algumas conversas de café, explica-se não apenas pela nossa tradicional saloiice iletrada e pela inveja inultrapassável dos «ricos» e «poderosos» que nos caracteriza, como também pelos resíduos da «cultura» marxista que nos domesticou durante décadas, do «imperialismo americano» e da exploração capitalista do terceiro mundo pelo Ocidente, em particular, mais uma vez, pelos EUA. Esta mentalidade, ainda que subrepticiamente, está bem mais viva do que se possa julgar, quinze anos após a queda do Muro.
Obviamente que, nesta perspectiva, de pouco ou nada interessam a História dos Povos e das Culturas, o conhecimento de seitas religiosas ancestrais, os ódios religiosos e a patologia geral dos criminosos. Isso, comparado com a maldade do Sr. Bush, o «Grande Satã», e a perfídia desumana do seu Império, são minudncias e pormenores sem significado.
Neste contexto, com esta mentalidade e com gente assim, não há dúvida que o Dr. Mário Alberto Nobre Soares sabe do que fala, ou melhor, para quem fala. Ele é, sem dúvida, o ícone perfeito do Portugal contemporâneo.