16.3.06

Escola Livre versus Escola Democrática


Comparação de um mercado escolar livre, em que os pais dispõem do seu rendimento para pagar os estudos dos filhos em escolas privadas, com um sistema escolar democrático, em que o estado cobra impostos aos pais para pagar escolas públicas.


Mercado escolar livre
Escola democrática
Diversidade de opções
A diversidade da oferta escolar é apenas limitada pela procura. Os programas, os métodos de ensino e a orientação política e religiosa variam de escola para escola.
As escolas são todas iguais. Os programas, os métodos de ensino são definidos pelo Ministério da Educação na capital.
Monolitismo
O sistema escolar é totalmente descentralizado. Coexistem no mercado milhares de escolas com ofertas diversas e que dependem de centros de poder diversos. Os diferentes grupos sociais podem ter as suas escolas.
O partido que ganha as eleições define a políica educativa para toda a sociedade.
Lag do feedback
Os pais podem mudar os filhos de escola, de programa, de método de ensino e de religião de um dia para o outro.
De 4 em 4 anos o eleitor poderá votar numa nova política educativa.
Opções minoritárias
Escolas para nichos com menos de 30 alunos podem ser economicamente viáveis. As preferências das minorias não estão representadas no sistema de ensino. Apenas a opinião da maioria que ganha eleições pode estar representada. Às vezes nem isso porque os eleitores não votam num programa educativo mas num programa geral com que só concordam em parte.
Dependência do altruísmo
Até os professores menos voluntaristas são obrigados a prestar um bom serviço sob pena de não progredirem na carreira.
O pouco que funciona bem depende de meia dúzia de carolas.
Vulnerabilidade à tragédia dos comuns
As escolas têm um interesse próprio em zelar pelo valor dos seus diplomas, pela qualidade do seu ensino e pelo sucesso futuro dos seus alunos. Os pais têm um interesse próprio em dar a melhor educação aos filhos.
A escola não é de ninguém. Degradação progressiva dos certificados por pressão democrática. Os exames são eliminados, o facilitismo aumenta, os diplomas valem cada vez menos.
Concorrência
Concorrência entre escolas, programas, livros ecolares, filosofias de ensino, orientações religiosas e políticas.
Não há concorrência. Os pais não podem escolher as escolas dos filhos, mas mesmo que pudessem não teriam muito por onde escolher.
Incentivos e penalizações
Escolas que não respeitam o cliente vão à falência. Professores incompetentes são despedidos ou nem sequer chegam a tornar-se incompetentes. Escolas com incentivo para prestar o serviço que o cliente quer.
Financiamento da escola e salário dos professores não depende do serviço prestado. Professores incompetentes são promovidos de 3 em 3 anos.