Um destes vem aí. Ignacio Ramonet estará no Instituto Franco-Português, em Lisboa, no próximo dia 14, às 18:30. Vai falar sobre liberdade de expressão e sobre os cartoons. Embora faltem ainda 4 dias para o Ignacio botar discurso, aqui fica, desde já, um resumo da sua intervenção em 50 pontos:
1. A culpa é da América
2. A culpa é da globalização.
3. A culpa é do capitalismo.
4. A culpa é do neo-liberalismo.
5. A culpa é
6. A culpa é da alta-finança.
7. A culpa é do G8.
8. A culpa é do FMI.
9. A culpa é do banco Mundial.
10 a 27. A culpa é das privatizações, da exploração do terceiro mundo, das empresas depradadoras, do aquecimento global, dos alimentos geneticamente modificados, da Monsanto, da Enron, do petróleo, das farmacêuticas, do Sarkozy, da direita, das bolsas, do clube Bildeberg, de Israel, do Euro, dos islamofóbicos, da ganância do lucro e da imprensa neo-liberal manipulativa.
28. A culpa é dos gajos que desenharam os cartoons.
29. A culpa é da extrema-direita dinamarquesa.
30. A culpa é do Jylland Poster.
31 a 50. A culpa é nossa.
Na plateia, Francisco Louçã, Fernando Rosas, o professor Boaventura Sousa Santos e companhia limitada aplaudirão entusiasmados. Um outro amanhã é possível, la, la, la, la, o sol brilhará para todos nós.
Pronto. Agora que já sabem o que se vai passar já não é preciso perder tempo com o Ignacio. Na terça feira podem ir para casa descansados, jantar calmamente, arrumar a cozinha e ver o Lost que começa por volta das 22:30.