13.11.06

O que torto nasce...

Convém ler com atenção o texto da Universidade de Compostela sobre a decisão daquele instituição de retirar o doutoramento honoris causa a Franco. Esse texto é um documento sobre a retorcida alma dos hipócritas:

«Un acto de desagravio de la institución académica consigo misma.»
«O que pretendemos é desagraviar á propia universidade, que no seu día tivo que facer esta concesión en pleno réxime ditatorial. Non foi unha decisión tomada en liberdade, así que agora, en democracia, pódese reconsiderar»


Note-se que a Universidade de Compostela deu este grau a Franco em 1965!!! Não foi em 1940 ou 50. Foi em 1965, a Espanha era uma ditadura mas pretender que a universidade de Compostela e todos os reitores espanhóis que assistiram à cerimónia o fizeram obrigados é uma pura mistificação. Uma desculpa de quem procurou vantagens oferecendo títulos académicos a um ditador.

Esta vocação servil e sobretudo pouco avisada no momento de conferir doutoramentos não é exclusiva da Universidade de Compostela. Contudo esta destaca-se por não aprender nada com o passado. Entre os seus honoris causa mais recentes conta-se Lula da Slva. Esperemos que dentro de quarenta anos a Universidade de Compostela não esteja a iniciar mais um 'desagravio' a si mesma retirando o honoris causa a Lula.