24.9.04

A Liberdade pode ser uma coisa muito incomodativa

A Liberdade pode ser uma coisa muito incomodativa quando os outros a usam sem nos consultarem, da maneira que bem entendem, contra os nossos interesses, contra aquilo que julgamos ser o bem comum, a ética, a moralidade, os bons costumes, a ordem social, a pátria, as boas maneiras, os desfavorecidos, a cultura, a arte, as regras de convivência social, a boa religião e a solidariedade.

A Liberdade pode ser muito incomodativa. Se ao menos a pudessemos exterminar. Ou se pelo menos a pudessemos ... controlar. A Liberdade é uma ideia muito bonita ... em teoria. Desde que os outros pensem como nós e a usem a favor dos nossos objectivos, dos nossos princípios, das nossas grandes ideias, no fundo, da nossa via, que como qualquer pessoa minimamente inteligente consegue perceber é a via justa.

Agora, quando os outros começam a ter ideias próprias ... Não! Nesse caso a Liberdade deve ser muito bem controlada. É que, estão a ver, eles ainda não estão preparados para a Liberdade. Ainda desatam a ter ideias próprias. As pessoas precisam de saber primeiro o que é melhor para elas. E quem se não nós para lhes dizermos o que é melhor para elas? Liberdade? Aqui não. Lá fora, onde eles são mais evoluídos, onde as pessoas são mais cultas, aí já aceito. Liberdade? Talvez mais tarde. Agora não! Não me dava jeito nenhum ...