28.9.04

SÓCRATES: UM VENCEDOR INEVITÁVEL

Contrariamente à opinião maioritária que tenho visto publicada nos blogues, julgo que o PS, depois deste fim-de-semana, está nas melhores condições de alcançar o poder desde 2002.

Não vejo em Sócrates a catadupa de defeitos que a crença de outros se esforça por descortinar. Por exemplo, entendo que os que se refugiam em qualificativos desdenhosos como o de "Pimba da Aldeia" para Sócrates não estão a fazer o mesmo tipo de análise metafórica para os membros do actual e do antigo Governos.
Senão...

É inegável que a campanha interna de Sócrates foi uma agradável surpresa para muitos não-socialistas.

E bem vistas as coisas, para um liberal, não existem grandes diferenças entre o culto da manutenção das linhas gerais do presente sistema, bem como os desvios estatizantes e a devoção pindérica pelas políticas sociais de um Bagão Felix ou um Arnaut, face ao que Sócrates e os seus pretendem como modelo de sociedade.
Os erros são os mesmos, como semelhantes são as ignorâncias reais e os equívocos sociais.
Os socialistas têm a irredutível vantagem de serem menos hipócritas, i. é não estarem constantemente a encherem a boca com a defesa da propriedade, da liberdade e da economia de mercado, para depois, camufladamente, tudo fazerem para cercearem os valores que apregoaram e que levaram tantos ingénuos a elegê-los.

O resto é propaganda folclórica para "inglês" ver e os tolos, sempre omnipresentes, se contentarem.