26.9.04

Este (no caso esta), sim, é do(a)s nosso(a)s (II)

Helena Matos há muito que é uma referência para o (infelizmente, ainda não no) Blasfémias. Não fosse o respeito pelos direito de autor e as suas crónicas seriam semanalmente transcritas na íntegra neste blogue. Ponham os olhos nesta heresias:
Assim disposta por esta visão comecei a prestar mais atenção ao mundo associativo e desde então não tive mais um momento de enfado. É certo que as primeiras investigações resultaram numa enorme desilusão. Como foi possível que tivessem desaparecido sem um ai nem um lamento, associações como aquelas que espargiam amizade com a Albânia ou com a China? Que da amizade com a Coreia do Norte, nas nossas listas telefónicas, nada mais reste, além duma assinante que se apresenta como Floripes Coreia Liberal? (Há nomes que, temos de convir, têm algo de premonitório!)
(...)
E em Portugal, nem o fascínio exercido por Chomsky na esquerda, impediu que o Partido Socialista Revolucionário criasse um Grupo de Trabalho Homossexual. Se de facto, alguém no PSR tivesse lido o seu mestre linguístico-político teria percebido que a designação padece duma bizarra ambiguidade, nunca sendo claro quem, no caso se reivindica homossexual - o grupo ou o trabalho?
(...)
Contudo confesso que já quase a terminar este artigo descobri algo que ultrapassou tudo o que previra. E quando o descobri imediatamente percebi que ia demasiado tarde. Falo da Comissão de Utentes das Vias Interrompidas. Criada nas freguesias de Meixedo e Vila Mo, esta comissão deu lugar a um auto-denominado "Observatório Cívico". Como é possível trocar-se uma Comissão de Utentes das Vias Interrompidas por um anódino Observatório Cívico? Perda assim só a extinção do lince da Malcata.

Helena Matos, a julgar pelo primeiro parágrafo citado, ainda não conhece O Anacleto, associação de malfeitores que só agora começa a aparecer as pesquisas do google, e que ainda não consta das páginas amarelas.
Apesar do tom blasfemo, o artigo de HM vale mesmo a pena ser lido e objecto de reflexão. Aqui.