23.9.04

Liberdade de Expressão na Blogosfera

O Blasfémias tem, desde a sua fundação, caixas de comentários, onde, por vezes, se desenrolam conversas e debates mais interessantes do que as próprias postas comentadas. No início, por falta de opção, mais tarde por maior simplicidade (nomeadamente a possibilidade de cada leitor guardar os seus dados para futuras utilizações), optámos pelos serviços da Haloscan para o efeito.
O sistema de comentários não obriga ninguém a identificar-se nem efectua qualquer controlo sobre os dados que cada utilizador decide fornecer sobre a sua identidade (nome, e-mail e homepage), os quais, podem, evidentemente ser falsos.
Por outro lado, embora seja possível fazê-lo com facilidade, decidimos, no Blasfémias, não fazer qualquer espécie de censura ao conteúdo dos comentários.
No entanto, sempre que for detectada a utilização abusiva de dados de identificação que pertençam a terceiros (como foi o caso ridículo deste comentário), não deixaremos de assinalar o facto no próprio comentário, sem, porém, apagarmos o comentário original.

Carlos Loureiro (CL)