15.6.05

UM ACTO DE CARIDADE INTELECTUAL

Quando confrontado com a imprensa escrita, um dos problemas dos blogues é o seu imediatismo. A expressão quase-automática de opiniões. Como todos os frequentadores da blogosfera bem sabem, muitos dos jornalistas profissionais que se aventuraram nestas paragens fizeram figuras pungentes: salvo honrosas excepções, mantêm blogues desinteressantes, secos, sem ritmo, sem fulgor e sem assunto.

Acresce que esta área é um termómetro perigosamente idóneo à percepção de carências culturais básicas que o texto preparadinho para os jornais ainda vai conseguindo disfarçar.

Por isso, num gesto de grande solidariedade para com os mais necessitados, entendi que era minha obrigação social e bloguística aconselhar a rapaziada do Glória Fácil a actualizar as suas referências - sobretudo as que eles julgam serem as dos outros.

Podem começar por aqui.

O texto é recente, pedagógico, dá boas indicações sobre autores que a rapaziada das redacções nunca ouviu falar e pode ser bastante útil para evitar a costumada exibição da "espessa crosta de ignorância" que cobre o vosso palavrear e outras coisas mais.
Dispensam-se os agradecimentos.