7.9.05

Porto sem sentido (2)

Em Junho de 2004 a CMP anunciou que iria realizar um arranjo urbanístico da Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados, de acordo com um projecto do Gabinete de Projectos da autarquia.

Em Janeiro de 2005 a CMP anuncia que afinal já não irá concretizar tal projecto, mas antes um outro, da autoria dos Arquitectos Siza Vieira e Souto Moura. Tal projecto foi adjudicado sem concurso público, o que certamente não terá beneficiado os cofres públicos e impossibilitando que surgissem eventualmente melhores propostas. As obras foram entregues ao Metro do Porto. Sem que se tenham cumprido as formalidades haibtuais, nomeadamente o parecer do IPPAR.

Com as obras em curso, sem qualquer embargo.... foi agora conhecido tal parecer, por intermédio do blog «Avenida dos Aliados».

Dados a reter:

Despacho em vias de classificação....
1. «O conjunto urbanistico constituido pelaPraça Humberto Delgado/Av. dos Aliados/Praça da Liberdade e pelos edíficios que as enquadram encontra-se em vias de classificação, por despacho do Presidente do IPPAR datado de 28.09.1993.

2.E sobre isso, não há nada a dizer? É apenas uma constatação?
«
A construção, ainda em curso, de uma estação de metro sob a placa central da Av. dos Aliados...»

3. Projecto não cumpre objectivos
«
Verifica-se, no entanto, que ainda permanecem diversos atravessamentos perpendiculares à avenida que poderiam, eventualmente, ser evitados.»

4. Se a solução é incorreta, mas for coerente, aceita-se....
«
A substituição das calçadas em calcário, em vários locals da cidade constitui, efectivamente, motivo de reflexão já que a sua utilização confere aos espaços uma luminosidade que agora se vai alterar radicalmente, devendo portanto ser devidamente equacionada. Não sendo obviamente uma solução pacífica do ponto de vista estético, consiste, no entanto, numa opção de base dos projectistas, indispensável à coerência do presente projecto e que portanto se julga ser de aceitar.»
(para ver efeitos de tal «opcção», ver aqui)

5. Procura, mas... não consegue!
«
A proposta procura resolver alguns dos problemas observados, através do reforço do carácter de alameda do conjunto praça da Liberdade /Av dos Aliados, diluindo, nomeadamente através do alinhamento da placa central e dos passeios, a individualização da Praça da Liberdade. (...)

«Se a opção do projecto passa par uma solução de alameda e afirmação de avenida através do reforço de um eixo, opção essa aceitável, então alguns aspectos poderiam ser ponderados no sentido de conferir maior coerência a essa opção uma vez que se afigura que a individualização des espaços se mantem. (...) Acresce ainda que a preservação das características actuais da praça Humberto Delgado, a introdução de um elemento escultórico de água e a nova arborização reforçam essa individualização.»

Com tudo isto, mesmo assim, lá o IPPAR lá deu o seu ok a uma obra já em fase final de conclusão....
Ah,o respeitinho é muito bonito!