19.10.07

A Lógica dos Burros

Não posso deixar de recomendar o novo livro de Gabriel Mithá Ribeiro, a Lógica dos Burros. Um conjunto de textos publicados pelo autor nos últimos anos que constituem um perfeito diagnóstico do desastre educativo português às mãos dessa burla a que alguns chamam 'Ciências da Educação'.

Quem se deu ao trabalho de seguir o link que o Carlos Abreu Amorim sugeriu neste post, assistiu a um notável documentário, "Stupid in America" sobre o estado da escola pública americana (Em baixo, a versão You Tube).

No início do programa, junta-se um grupo de alunos belgas com um grupo de alunos de uma escola americana 'above average'. Os resultados são catastróficos para os americanos. E para mostrar o estado da situação, apresenta-se um ranking dos resultados obtidos por alunos de 40 países em testes similares. Os Estados Unidos estão num lamentável 25º lugar. Mas se olharmos com atenção para o ranking, vemos Portugal. É fácil encontrar. Está no grupo dos últimos. (No filme, aos 5:45). ###

O que nos choca ao ver o documentário é perceber que a degradação no ensino público norte-americano e o descalabro português têm as mesmas origens.

A escola deixou de ensinar porque importante é 'formar cidadania', a escola não disciplina porque a punição pode afectar psicologicamente as criancinhas, a escola não transmite conhecimento porque o aluno deve 'encontrar o seu próprio espaço de evolução', a escola não quer que o aluno decore a tabuada porque o importante é compreendê-la, a escola com medo dos rankings e comparações, a escola que não deixa os pais dizer não, a escola que não quer concorrência nem direito de escolha, a escola que não quer distinguir o bom do mau aluno porque classificar pode originar efeitos contraproducentes na homem sociológico igualitário. A escola gerida a partir da 5 de Outubro, para evitar desvios. A escola que não pode escolher professores, pagar mais aos bons e despedir os maus. A escola da 'Área de Projecto', do 'Estudo Acompanhado', da 'Formação Cívica', do 'Homem e o Ambiente', do 'Estudo do Meio'.

O muro de Berlim caiu na década de 80. Uma crença pseudo-científica deu origem ao empobrecimento de milhões de pessoas em dezenas de países, no leste europeu, na Ásia, em África e na América Latina. Outros muros que amparam outras fraudes pedem para ser derrubados. Um, está na 5 de Outubro.