Resposta ao CAA:
Os reformistas devem ter em conta costumes e tradições que se foram estabelecendo ao logo do tempo para não frustrar expectativas legitimas dos indivíduos. Quando a lei é injusta, as pessoas têm que continuar as suas vidas e tomam decisões com base nas leis que existem.
Mas este só pode ser um argumento para que as mudanças sejam feitas com inteligência e nunca um argumento para que não sejam feitas mudanças nenhumas. Se as tradições se atingiram através da força e não através da liberdade e se essas tradições são injustas então têm que ser mudadas.
Se não fosse assim, não poderíamos mudar a lei das rendas, não poderíamos reverter as nacionalizações nem poderíamos reformar a função pública. Todas estas medidas violam leis e promessas políticas anteriores. Se aceitarmos que as promessas dos governos vinculam os seus sucessores estaríamos condenados a viver para sempre no mundo idealizado pelo Vasco Gonçalves.
Ora, as portagens de borla são uma guterrice e as guterrices são uma fonte de privilégios e injustiças. Não podemos ficar vinculados para sempre às guterrices.