10.12.04

Sampaiologia II

Assustador este artigo do DN. Deve ser tudo mentira mas o simples facto de alguns argumentos serem levados a sério já é assustador.

Segundo o artigo:


1. Jorge Sampaio fará «uma declaração complexa». Tradução: Sampaio não tem nenhum motivo concreto para demitir o governo e por isso alega ter muitos e rebuscados.

2. Sampaio deverá apontar a Santana incapacidade para realizar reformas. Tradução: Sampaio só agora é que reparou que não se fazem reformas desde 1995.

3. A mudança que Sampaio reclama implica «um bom Go-verno e uma boa oposição», bem como a realização de «um programa de modernização da economia e da sociedade». Tradução: Ou Sampaio quer ser primeiro-ministro ou tem uma fé inabalável na capacidade reformista do Engº Sócrates.

4. O Presidente quer «uma aliança entre o Estado e as forças dinâmicas da sociedade e da economia». Tradução: Sampaio gostaria de dirigir a sociedade, mas a sociedade não quer ser dirigida.

5. Defensor acérrimo da estabilidade política. Tradução: Como é que eu descalço esta bota?

6. O Presidente vai dissolver a AR porque considera que os desígnios que definiu para Portugal estão longe de ser cumpridos. Tradução: Sampaio tem desígnios para o país, mas o país não tem os mesmos desígnios para si próprio. Sampaio está chateado, Sampaio vai dissolver a AR.

7. Também Sampaio não tem equacionado a demissão do governo porque quer eleições. Tradução: Não sabemos muito bem porque é que se a AR é dissolvida o governo não é demitido.

8. Segundo um dirigente do PS «A Constituição de facto não diz expressamente que um Governo nestas circunstâncias é de gestão, mas também não diz o contrário.» Tradução: estamos com falta de argumentos.