16.1.05

A globalização das notícias causa catástrofes climáticas

Os jornais têm transmitido a ideia de que um aumento de emissões de CO2 causam eventos climáticos extremos. Não é bem assim.

1. Um aumento das emissões de CO2 podem causar alterações na frequência e intensidade de vagas de frio, vagas de calor, tufões, tempestades de neve, secas e inundações.

2. Intuitivamente é fácil de perceber que se há um aumento de CO2 que provoca efeito de estufa então devemos esperar uma diminuição das vagas de frio que compensariam um eventual aumento das vagas de calor.

3. Não é por isso óbvio que as emissões de CO2 causem um aumento global dos eventos climáticos extremos.

4. Alguns eventos climáticos extremos deverão até diminuir porque dependem de gradientes temperatura, que por sua vez causam gradientes de pressão e humidade. Ora, as emissões de CO2 causam um aumento desigual da temperatura. A temperatura das regiões mais frias deverá aumentar mais que a das regiões mais quentes reduzindo dessa forma os gradientes que causam eventos climáticos extremos.

5. Quem tem medo dos eventos climáticos extremos causados pelas emissões de CO2 deve estar com saudades dos invernos rigorodos e dos anos sem Verão da Pequena Idade do Gelo.

6. A maior parte das pessoas tem a sensação que os eventos climáticos extremos estão a aumentar nos últimos anos, o que tem duas explicações essenciais:
6.1. A globalização das notícias que torna visível qualquer catástrofe em qualquer parte do mundo. As catástrofes não estão a aumentar, o que está a aumentar são as notícias sobre catástrofes.
6.2. A selectividade da memória, a qual favorece os acontecimentos recentes e esquece os antigos o que produz uma sensação de que vivemos tempos excepcionais.

7. Os jornais têm noticiado estudos que mostram um aumento dos eventos climáticos extremos. Só que o que esses estudos mostram é que as companhias de seguros estão a pagar indemnizações cada vez maiores, o que tem 3 explicações principais:

7.1. Estamos todos cada vez mais ricos e o imobiliário vale cada vez mais;
7.2. Como estamos todos cada vez mais ricos há cada vez mais gente a fazer seguros;
7.3. Há cada vez mais gente a viver em áreas sensíveis da costa e em leitos de cheia;

8. Os jornais também têm atribuído a erosão da costa à subida do nível do mar. Só que:
8.1. Parte da subida do nível do mar deve-se a movimentos verticais das placas continentais por causa do degelo na sequência da última idade do gelo;
8.2. A principal causa da erosão da costa são as barragens, as tais que produzem enegia limpa, mas retêm sólidos.

9. Há quem tenha dito recentemente que as emissões de CO2 causaram o tsunami do Índico e há quem acredite que a frequência dos terramotos está a aumentar, como o provam todas as notícias dos últimos anos.