Expresso: E no aeroporto, a solução não poderia ser a Portela mais um?
Mário Lino: O novo aeroporto de Lisboa começou-se a estudar nos anos sessenta. O último ministro das obras públicas de Marcelo Caetano tinha anunciado que naquele ano (1973) é que ia começar a construção do mesmo aeroporto. Em 1994 foi mandado estudar a localização em Rio Frio e a OTA, e a conclusão é que não há soluções perfeitas. eu próprio -- e isso foi um bocado explorado -- emiti algumas posições de hesitação que apenas traduziam uma posição que eu quis ter, muito isenta, de não me sentir condicionado por aquilo que governos anteriores -- mesmo do PS, pessoas que eu consideto muito-- tinham decidido. E passando exaustivamente em vista os sítios que havia e as razões que levaram a abandonar os outros, eu hoje assumo que as decisões tomadas antes a favor da Ota estão correctas. É o melhor sítio que nós temos.
Comentários:
1. Não há nenhuma relação entre a pergunta e a resposta. Ninguém perguntou ao ministro se a Ota era o melhor sítio para um novo aeroporto. O que se perguntou foi se a melhor solução não seria a Portela mais um aeroporto secundário para as low costs. Na verdade, o ministro não está interessado na solução Portela + um, provavelmente por ser mais económica para o país mas menos digna para um grande ministro das obras públicas.
2. A Portela já não servia em 1973, agora dizem que vai deixar de servir em 2015. É uma diferença de 40 anos.
3. A dada altura o ministro diz-nos que fingiu uma certa hesitação, que fez questão de manifestar publicamente. Exactamente o tipo de comportamento que se espera de alguém que se quer vender o mais caro possível aos diferentes lóbis.
Expresso: E quais são as linhas do TGV que avançam?
Mário Lino: Porto-Vigo e Lisboa-Madrid. São prioritárias, já o eram.
Expresso: E serão rentáveis?
Mário Lino: Na linha Lisboa-Madrid nos primeiros anos não se prevê que as receitas possam cobrir a taxa de uso.
Comentário: pois ...