Transporte gratuito de bicicletas nos transportes na Área Metropolitana de Lisboa - por que não sempre? Em Paris é possível. Dêem-me uma boa razão.
Mas eu vou mais longe. Os transportes públicos de graça, todos os dia, por que não? Vital Moreira recorda-nos frequentemente que os transportes públicos de Lisboa e Porto já são fortemente subsidiados pelo Estado. Poderá discutir-se o interesse nacional de tal subsídio, mas eu proponho mesmo um imposto municipal (ripo "poll tax") que financie os transportes públicos.
Esta proposta teria as consequências seguintes:
1. Sobreutilização da rede e consequente aumento dos custos económicos e ambientais;
2. Sobrelotação dos transportes públicos e consequente degradação da qualidade dos serviços;
3. Free riding: dentro da mesma área metropolitana, aqueles que não usam transportes públicos passariam a pagar por aqueles que deles abusam;
4. Desertificação do centro e valorização dos dormitórios;
5. Dificuldades de planeamento (num sistema onde não há preços os planeadores não têm maneira de saber quais são os investimentos mais racionais);
6. Pressão para o alargamento da rede a locais cada vez mais distantes do centro da área metropolitana (porque se o transporte é gratuito, morar longe do centro torna-se mais viável).