29.9.05

Soares moribundo, Alegre em crescendo?

Sondagem de hoje no DN:

Cavaco - 48,6%
Soares - 14,5%
Alegre - 10,9%
Louçã - 6,0%
Jerónimo - 4,2%

Em hipotéticas segundas voltas e segundo a mesma sondagem, Cavaco ganharia quer face a Soares (58,5% contra 22,7%), quer face a Alegre, aqui com menor diferença (58,2% contra 25,4%).

A margem de erro da sondagem (cerca de 3,5%) e a distribuição dos indecisos, comportam perfeitamente a possibilidade de Cavaco vencer à 1ª volta. Porém, a tendência natural será para a esquerda no seu conjunto crescer, à medida que se aproximar a campanha. Soares e Jerónimo de Sousa em especial, conseguirão certamente scores bem superiores ao desta sondagem. Refira-se ainda que o trabalho de campo foi parcialmente realizado antes do anúncio da candidatura de Alegre, o que pode ter subestimado a intenção de voto neste.

Um indicador interessante a seguir nas próximas sondagens será o confronto das intenções de voto em Soares face ao somatório de Alegre e Jerónimo. Se esta dupla consolidar o avanço que já agora apresenta relativamente a Soares, o PCP terá a oportunidade única e irresistível de cobrar a este seu inimigo de estimação todos os sapos, cobras e lagartos que por sua causa teve de engolir ao longo de 30 anos: uma desistência à boca das urnas a favor de Alegre, um candidato bem mais aceitável pelos eleitores comunistas, poderia representar a definitiva morte política de Soares por força dos votos vingativos daqueles.

Isto conjugado com o hipotético aparecimento de uma candidatura à direita de Cavaco (Santana ou Portas), aparentemente tão desejada pelo não menos sedento de vingança JPP, é passível de colocar Alegre na 2ª volta.

Está tudo em aberto, Poeta!!!