27.1.06

Campo minado



1. «O ex-ministro da Presidência [António Vitorino], tinha garantido, na sua audição, que nunca propusera a solução indemnizatória para pôr fim a um conflito que se arrastava havia mais de uma década, mas apenas a criação de uma comissão tripartida para tentar desbloquear a situação.»

2. «Mas Vitalino Canas, que enquanto secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros (PCM) assumiu a coordenação do processo, quando Vitorino deixou o Governo (em Novembro de 1997), remeteu para o seu antecessor a abertura para aceitar o pagamento de uma compensação.»

3. «A comissão de inquérito ouviu [] João Cravinho, ex-ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do Território, MEPAT, desmentir aquilo que havia sido dito na véspera por António Vitorino e Vitalino Canas, ex-secretário de Estado da PCM que herdou o dossier Eurominas».
(citações do Público)

4. «Narciso Miranda chamou ontem a si a decisão de reiniciar, em 2000, as negociações com a Eurominas que terminariam com o pagamento de uma indemnização de 12 milhões de euros. «