1.3.06

Conflitos de interesse na Medicina Académica - 2.

1. Introdução.
2. A Medicina Académica e a sua tripla responsabilidade.
Particularmente relevante, neste campo, é a problemática relativa aos centros de Medicina Académica (CMA), uma vez que nestes se concentram três tipos distintos de responsabilidade, a saber: a responsabilidade relativa à formação de novos profissionais; a responsabilidade relativa à assistência aos pacientes atendidos no contexto das instituições pertencentes ou de alguma forma afiliadas ao CMA; a responsabilidade ligada à investigação científica.

De uma forma geral, poderemos dizer que os potenciais conflitos de interesse relativos a qualquer dos três níveis de responsabilidade atrás mencionados pode colocar em causa a credibilidade do CMA.

No que respeita ao ensino, pode ser posta em questão a credibilidade dos conhecimentos transmitidos aos alunos. O impacto, neste caso, pode ser particularmente gravoso, uma vez que os seus efeitos se podem fazer sentir por muito tempo após uma determinada acção lectiva - eventualmente, durante dezenas de anos. De igual forma, é necessário ter em conta, não apenas as aulas em si, mas também outros tipos de suporte pedagógico, com particular relevo para os livros de texto.

No que respeita à assistência, pode ser posta em questão a credibilidade das várias opções, designadamente terapêuticas, propostas ou prescritas aos pacientes. Esta área constitui, bem entendido, uma área na qual a problemática do CMA é semelhante ao que se passa com qualquer centro de Medicina Clínica.

No que respeita à investigação, pode ser posta em questão a credibilidade dos resultados publicados sob a égide de uma dada instituição. Exemplos recentes, também neste campo, mostram que não é impossível publicar, em revistas científicas de referência (designadamente, dotadas de elevado impact factor) dados falsos. Sem chegar a casos tão extremos, podem conceber-se vários tipos de tendência para um bias (viés) na dependência de potenciais conflitos de interesse.

José Pedro Lopes Nunes

Tópico seguinte: 3. Entidades envolvidas.