1. Os atletas de um determinado país comunista ganham a maior parte das medalhas de um evento desportivo internacional. Neste país, a conquista de medalhas em competições internacionais tornou-se uma verdadeira prioridade de estado tendo mesmo sido criada uma pequena indústria de produção de atletas. E no entanto, não falta quem atribua os sucessos à excelência do modelo comunista.
###
2. Um determinado país comunista é o primeiro a colocar um Homem no espaço numa operação de propaganda suportada integralmente pelo estado. Os habitantes desse país vivem como semi-escravos em apartamentos horrorosos e apinhados. A comida é racionada, faltam bens de consumo básicos e o frigorífico é uma invenção da propaganda capitalista. As publicações dos cientistas desse país são praticamente desconhecidas no mundo livre e estes raramente participam em reuniões internacionais. No entanto, não falta quem louve os triunfos científicos e tecnológicos do modelo comunista.
3. Um estudo internacional chegou à conclusão que os melhores estádios do mundo estão quase todos num pequeno país do Sul da Europa. Alguns observadores mais perspicazes concluíram que tal país só pode ser um dos mais ricos e desenvolvidos do mundo. Os tais observadores estão mesmo convencidos que tal país só pode ser habotado por um povo culto, rico e educado, que tendo já resolvido todos os problemas habitualmente prioritários para a maior parte das outras sociedades, se pode agora dedicar ao ócio e ao lazer. Os estudiosos estão agora interessados em saber que sistema político-económico gerou semelhante prodígio.
4. Num determinado país de economia mista, existem dois tipos de universidades, A e B. As universidades de tipo A são, há mais de 30 anos, integralmente financiadas pelo estado. Os docentes, o pessoal auxiliar, as instalações, os laboratórios, a investigação e até as despesas pessoais de alguns alunos. Tudo, com a possível excepção dos clips. Estas universidades estão em concorrência com outras, as de tipo B, que não recebem um tostão do estado. Todas as despesas têm que ser pagas pelos alunos que a universidade for capaz de captar. Perante isto, há quem, ao verificar que as melhores universidades estão quase todas entre as de tipo A, conclua que um sistema de ensino exclusivamente público é melhor que um sistema de ensino exclusivamente privado.