2.11.06

Aborto e liberdade individual II

As sociedades são compostas por todos aqueles que são reconhecidos como cidadãos o que implica que têm que existir critérios para distinguir os cidadãos dos não cidadãos, isto é, critérios que permitem distinguir quem tem plenos direitos de quem não tem direitos nenhuns. Estas regras podem ser suficientemente gerais e basear-se em características biológicas. Podem resultar de um esforço para criar um sistema ético universal aplicável a todas as situações, mas em última análise a distinção entre os cidadãos e os não cidadãos tem que resultar de uma escolha política.

Seguem-se alguns dos critérios possíveis:
###
1. Cidadãos são todos os Homo Sapiens do sexo masculino, todos os outros têm apenas os direitos que lhes forem concedidos pelos cidadãos.

2. Cidadãos são todos os Homo Sapiens do sexo masculino com mais de 18 anos.

3. Cidadãos são todos os caucasianos nascidos.

4. Cidadãos são todos os cristãos nascidos.

5. Cidadãos são todos os seres biológicos sensíveis, o que poderá incluir bactérias, plantas, animais e seres humanos.

6. Cidadãos são todos os seres biológicos sensíveis, mas os direitos são atribuidos de acordo com o nível de sensibilidade. Aplica-se a regra de acordo com a qual deve ser respeitada uma esfera de liberdade para todos os seres vivos. A esfera de liberdade de cada ser biológico sensível deve depender da sensibilidade e capacidade de compreensão desse ser vivo.

7. Cidadãos são todos os seres biológicos ou não biológicos.

8. Cidadãos são todos aqueles que são capazes de compreender e de agir de acordo com o princípio da não iniciação da força.

9. Cidadãos são todos os referidos no ponto 8 mais todos aqueles que estão temporariamente num estado que não corresponde à situação do ponto 8.

10. Igual ao ponto 9, mas que não tenham cometido nenhuma violação da regra da não inciação da força.

11. Cidadãos são todos aqueles que têm actividade cerebral.

12. Cidadãos são todos os humanos com o genoma completo.

13. Cidadãos são todos os humanos com sensibilidade à dor.

14. Cidadãos são todos os humanos com capacidade para sobreviver pelos seus próprios meios.