25.4.04

25 DE ABRIL, SEMPRE

Sempre, porque a partir deste dia, passamos a ter liberdade.
Sempre, porque um grupo de pessoas corajosas conseguiu, de forma simples e eficiente, derrubar uma ditadura caduca.
Sempre, porque se colocou fim a uma guerra colonial idiota e sem sentido.
Sempre, porque os cidadãos passaram a poder decidir politicamente o seu destino.
Sempre, porque passamos a ter partidos, eleições, liberdade de imprensa, tribunais independentes do poder político, liberdade de expressão, liberdade de imprensa, igualdade de sexos, liberdade de associação, liberdade.
Sempre, porque se acabou com as polícias políticas e com os presos políticos e de consciência.

25 de abril, sempre.

Não faz sentido, por um lado, uns pretenderem arrogar-se o direito de serem os "proprietários" do verdeiro espírito do 25A. Qual espirito? O povo tem decidido conforme os seus interesses. umas vezes mais para um lado, outras, corrigindo e indo noutra direcção. Foi para, em liberdade, o povo decidir como bem entende que se fez o 25 de Abril. Não há proprietários morais.
Outros, por seu turno, ainda culpam factos daquele tempo por "atrasos" "consequências" etc. de hoje. Ainda não conseguiram assumir o seu destino nas suas mãos. Ainda não são livres. Se pretendem um caminho diferente, que cada um o assuma, o defenda e o coloque perante os outros cidadãos.

Eu por mim, agradeço ter existido o 25 de Abril. Esse momento fantástico, o qual me permitiu viver e crescer em liberdade. Essa maravilhosa liberdade de que todos gozamos hoje os seus previlégios. Embora seja um direito natural e essencial do ser humano, a sua vivência diária é de um previlégio que se trata, por comparação com a maioria da Humanidade.

E assim, sempre estarei agradecido ao grupo de pessoas corajosas e destemidas que fizeram o 25 de abril de 1974.

Viva a liberdade!