15.4.04

RETIRAR!



Eh pá!, parece que finalmente a malta vai toda retirar do Iraque! Já não era sem tempo! Fomos para lá fazer o quê? A pedido de quem? Do Bush, esse símio engravatado às ordens dos fabricantes de armamento e dos plutocratas judeus americanos, que foi ao Iraque vingar o paizinho, humilhado pelo Saddam há uns anos. Afinal, o homem não nos fazia mal nenhum e até nos era muito útil, porque punha a escumalha que por lá anda na ordem, a pontapé e à bofatada, que é como eles gostam de ser tratados. Aquela gente não sabe o que é a democracia, nem nunca há-de saber. Não nasceram para ela. Só a pontapé e à bofatada, pá!

Aliás, o que é que lá fomos fazer há doze anos? Por que espécie nos haviamos de meter numa questão regional como foi a invasão do Kuwait? Aquilo não é tudo a mesma cáfila? É, não é?! Só que uns são apoiados pelos americanos e outros não... Nunca lá devíamos ter ido, cambada de servos dos americanos!
Como não devíamos ter ido ao Kosovo, nem à Bósnia, nem à Somália! São tudo questões locais, problemas regionais. Se se querem matar, que se lixe! É lá com eles. Nem devíamos pensar no Médio Oriente, a não ser para ajudar os pobres palestinianos, escravizados pelos sionistas e pelos americanos. Fascistas!

E também não gostei nada do que aquele mentecapto do Reagan (sim, porque era o que ele era!), um actor de segunda posto na presidência pela alta finança (tal qual este Bush!) andou a fazer pelo mundo: na Nicarágua, na Líbia, à União Soviética, sim à União Soviética, por ter invadido o Afeganistão e uns paísecos africanos. O que é que tínhamos que nos meter no assunto, se eram os interesses deles que estavam em causa? Pois é: os americanos armaram o Bin Laden e agora levam com ele. Bem feito! É para aprenderem! Para além disso, os russos já não podiam com uma «gata pelo rabo». Ao fim duns tempos, foram ao charco com uma pinta desgraçada! Império soviético? Qual império? Aquilo não valia nada e alguns até eram nossos amigos, como bem nos avisou esse grande democrata que era o Sr. Willy Brandt. Ele é que sabia.

Esses americanos têm a mania de se meterem no que não devem. Imperialistas! O que é que os gajos vieram fazer à Europa nas duas guerras? Quem os mandou chatear os japoneses? E porque é que nos empurraram através do Churchill (antepassado do Blair...) para cima do Hitler, quando o tipo se limitou a tomar conta do que lhe tinha sido roubado em Versailles, onde os gajos já tinham andado a chatear? Razão tinha o Chamberlain! É tudo uma questão de História e de Cultura. Mas disso, os americanos não sabem nada, pá! São todos uns alarves, uns analfabetos.

Mas gostei, devo dizer, da retirada do Ultramar português. Aquilo sim, pá, é que foi democracia! Andámos por lá a chatear os pretos durante anos para quê? Eles que se entendam uns com os outros. São maiores e vacinados. Se precisarem de ajuda que a peçam aos cubanos e aos russos. A nós para morrer é que não. Vão outros!

Como foi bom «retirar» das Indías e do Brasil. Não gostei muito que tivéssemos oferecido resistência aos franceses do Napoleão (o gajo vinha cá libertar isto, pá! Até nos dava um Código Civil!), nem dos sarilhos que arranjámos com os castelhanos, com o Afonso VI de Leão, com os muçulmanos e com os romanos, bolas!

Quem quiser morrer que se chegue à frente! Por mim, que não sou de meias-tintas e não gosto de hipocrisias, a moral internacional tem que ser sempre a mesma: se é para «retirar», é para retirar mesmo!