18.4.04

Ricardo...sem "coração de leão"!

O SPORTING PERDEU ..... (E, PROVAVELMENTE, TAMBÉM O CAMPEONATO)!

O Boavista acabou de ganhar 2-1 ao Sporting, depois de ter estado a perder por 1 – 0. Como Portista, é óbvio que gostei do resultado. Praticamente, mesmo tendo um percalço em Aveiro e com o sempre difícil Beira-Mar, o F.C. Porto poderá começar quase, quase a “encomendar a faixas” e respirar um pouco, pensando no jogo de 4ª feira, com o Depor. É impressionante o ritmo e a quantidade (e esforço competitivo) que a equipa do FCPorto (ao contrário da do Sporting) tem vindo a fazer. Sete jogos em 22 dias, é obra e reforça aquilo que todos sabem: a única equipa verdadeiramente competitiva à escala europeia, a única equipa efectivamente profissional (talvez numa dimensão de profissionalismo que toca quase o impossível para os nossos – portuguesinhos – parâmetros) é o Porto. Como disse Mourinho, “o Porto é uma equipa portuguesa,...mas é especial”!

Mas o que hoje o Sporting perdeu foi mais do que (quase) o campeonato! Perdeu também duplamente para o Benfica! Perdeu em campo e nos pontos.... comprando uma fase final do campeonato muito intranquila - se é que quer mesmo chegar à Liga do Campeões!

Perdeu financeira e psicologicamente (neste ponto, também a "selecção" e os portugueses), também e para além da presente jornada em causa, da Super Liga! Passo a explicar:
Hoje, com ou sem erros do árbitro - (o inefável Bruno Paixão que tem feito uma carreira marcada pelos favores anti-portistas; recorde-se para os que invariavelmente têm memória curta: foi o árbitro do escandaloso Campomaiorense – FCPorto que, no segundo ano da era de Fernando Santos nas Antas, ditou a perda de campeonato do Porto para o Sporting; recorde-se para os que invariavelmente são selectivamente desatentos: é o “jovem árbitro” de Lisboa, da Associação de Lisboa, erigido a grande esperança da arbitragem portuguesa pela imprensa lisboeta da especialidade, nos seus áureos anos que marcaram as desastrosas arbitragens contra o FCPorto; recorde-se, para os invariavelmente anti-portistas: é o árbitro que, nas palavras de Fernando Santos, proferidas hoje mesmo, “não vestiu de preto, mas sim de vermelho”), - o facto é que o Sporting perde o jogo sem merecer!

O jogo estava “encalhado”, “morto” no 1 – 0, mesmo muito depois da (má) expulsão do Rui Jorge; o Boavista não mostrava capacidade para penetrar na área Sportinguista, mesmo com mais um jogador. O Sporting perdeu o jogo por culpa exclusiva de um guarda-redes, chamado Ricardo, que brindou – à semelhança do que vem fazendo repetidamente durante toda a época, começando no primeiro golo sofrido nas Antas e marcado por Derlei, no jogo da primeira volta e dos começos da Super Liga, o jogo dos 4 (FCPorto) – 1 (Sporting) – o Boavista com dois erros (um dos quais é sempre um “frango”) monumentais.
Toda esta época acaba por provar, no que diz respeito ao Ricardo, aquilo que quem sabe ver futebol, quem está atento ao percurso dos guarda-redes, sempre soube: uma coisa é ser-se guarda-redes (dando nas vistas) num clube médio ou pequeno, outra muito diferente, é defender-se a baliza de um grande clube. Se não se sabe sair pelo ar, fora da pequena área (que sempre foi o caso do Ricardo, ainda titular do Boavista), isso não é muito grave e não dá nas vistas, num clube pequeno ou mesmo médio; num grande, é um “desastre”! Se se é inseguro de mãos, ou se não se tem capacidade para intuir para onde vai a bola, isso vai passando num clube pequeno ou médio, sobretudo, se se for muito bom de baixo da baliza e em reflexos; num clube grande, onde se tem a oportunidade de tocar 3 ou 4 vezes na bola, durante todo o jogo, isso pode ser catastrófico!

Em resumo, o Sporting pode queixar-se, esta época, de ter sido grandemente comprometido por um guarda-redes que não está ao nível de que o Sporting precisaria e que ainda por cima, lhe custa 750.000 Euros por ano! Com a teimosia do Scolari, perde também a selecção (já se lembraram de outros guarda-redes que não o Ricardo e o Baía?); e o Benfica ganhou comprovadamente nos negócios, ao apostar num guarda-redes que se mostra com mais potencial do que o Ricardo (o Moreira) e tendo desistido do Ricardo, já quase a começar a Super Liga (e poupando, consequentemente, os tais 750.000 Euros/ano).

Claro está que esta é a opinião de um Portista...que sabe que enquanto jogar o Baía, qualquer guarda-redes mediano ou bonzinho será sempre aclamado pela imprensa para tentar deitar por terra aquele que é um simbolo do FCPORTO! Foi o caso do Ricardo. No entanto, desde já digo que, na minha opinião, o seleccionador também já não deveria chamar o Baía; pensem noutros guarda-redes, para além destes eternos “rivais”... mais por circunstância, do que por outra coisa qualquer!