22.9.04

Que aconteceu à luta de classes?

As últimas ideias do Bagão tiveram pelo menos uma virtude. Ficamos a saber que a esquerda agora defende a classe média, aquela que noutros tempos seria chamada de burguesa ou, na melhor das hipóteses, pequeno-burguesa. Todos defendem a classe média. O Manuel Alegre defende a classe média, o Bloco defende a classe média, o Arranjadinho José Socrates defende a classe média, João Soares defende a classe média e se calhar até o PCP defende a classe média.

A esquerda agora não defende só a igualdade. Defende uma versão própria do princípio do utilizador-pagador: quem paga impostos tem que receber do estado os serviços correspondentes. A redistribuíção e os verdadeiramente pobres já só são uma prioridade se a classe média estiver satisfeita.

A Classe Média tem a grande vantagem de ser inter-classista. Todos julgam pertencer-lhe. A classe média é aquela grande amalgama onde cabem os remediados e os ricos. Os que passam fins de semana no Algarve e os que os servem à mesa. Os que fazem PPRs todos os anos e os que vivem a crédito durante anos a fio.

Os ricos que paguem a justiça social, é o que é, porque a Classe Média é liberal e gosta de receber de volta aquilo que paga através dos impostos. E a Classe Média, graças a Deus, somos todos nós.