25.4.04

A COMEMORAÇÃO DOS MEUS 25 ANOS


Sexta-feira, dia 23 de Abril, 21.30h. Juntamente com cerca de 500 pessoas enfileirava-me num auditório do Estádio do Dragão para receber o dístico comemorativo dos 25 anos de sócio do Futebol Clube do Porto. A entrega foi dividida pelos vários dias da semana tantos eram os sócios candidatos.

Enquanto esperava olhei à minha volta. Alguns já mostravam a marca da nossa idade quase sempre feita de alegrias, vitórias e títulos. Sem surpresa, no entanto, reparei que a maioria era gente mais nova do que eu. Ou seja aqueles que foram sócios por imposição paterna quando ainda eram bebés.

Não foi o meu caso. Quando me tornei sócio do Porto, em 1977, ainda era criança mas já ia ao futebol sozinho - um facto raro nos dias de hoje, mas perfeitamente vulgar há 25 anos. José Maria Pedroto era o treinador que prometia retirar o domínio do futebol nacional à entente dos clubes lisboetas. A equipa era extraordinária: Tibi (Fonseca), Gabriel, Freitas (Celso), Simões, Murça, Octávio, Ademir, Oliveira, Gomes, Duda e Seninho, entre outros.

A partir daí o Porto arrancou para uns 25 anos de resultados brilhantes, dentro e fora de Portugal, fazendo com que os senhores indisputados de outrora assumissem, cada vez mais, tiques e trejeitos de clubes simplórios de província.

Olho à minha volta. Vejo confiança. Vejo a segurança de quem está habituado a vencer e que sabe que o continuará a fazer. Vejo a atitude firme e positiva, impossível de existir em qualquer outro clube nacional numa cerimónia idêntica. Ainda não éramos campeões nacionais mas todos sabiam que o iríamos ser.

À saída, as pessoas despediam-se com um breve "Então, até daqui a 25 anos".

Se Deus quiser, lá estarei.