9.5.04

O Califado Europeu? (ou a Turquia e a UE)

A Turquia foi um dos primeiros Estados a celebrar um Acordo de Associação com a União Europeia e o único a ter realizado, com esta e até à presente data, uma união aduaneira.
A vontade de adesão, por parte das autoridades Turcas, tem sido reiteradamente declarada. Ainda não viram, porém, serem abertas as respectivas negociações tendo por objectivo a sua eventual adesão. A União Europeia pronunciar-se-á em Dezembro deste ano (2004) sobre a possibilidade de marcação de uma data para o início de tal processo de negociações.

Sempre foi complexa e problemática a questão Turca, no contexto da integração europeia. Pessoalmente, acho que a sua hipotética adesão só se poderá concretizar numa União diferente. Contudo, a própria União (e o processo de integração) está suspensa de eventuais alterações estruturais que a possam, ou não, redefinir ou mesmo...”desintegrar” – pelo menos, nos termos em que os últimos (quase) cinquenta anos consagraram o processo de integração.

Via NOVA FRENTE, e através de uma posta intitulada O CALIFADO EUROPEU, chegou-nos a referência de uma obra de um autor liberal, que parece ser um contributo interessante para esta discussão: La Turquie dans l’Europe — un cheval de Troie islamiste?, de Alexandre del Valle.
Vou tentar ler tal livro....