14.9.04

Barreto vs. Nobre Guedes.

1) Ficamos a saber que o actual ministro do ambiente pôs em cheque o Governo.
Melhor, ficamos a saber que o Governo (pelo menos, o ministro da Economia e reflexamente, o ministro das obras públicas) sentiu-me em cheque, com a actuação "descoordenada" do ministro do ambiente.

Conclusão:

Parece que, ao contrário do que sempre certos círculos têm veiculado reiteradamente, afinal, Nobre Guedes não será tão frio, cerebral e calculista como isso, nem parece ser também, a avaliar por este episódio relativo ao acidente em Leça da Palmeira que envolveu a Galp, a "iluminária" táctica e o estratega político que - repito, alguns círculos - sempre quiseram fazer dele! Será também um "flop" ou a sua aparente precipitação terá sido, antes, uma maquiavélica manobra política para, mesmo pondo em cheque o seu governo, ganhar espaço e popularidade junto dos tradicionais poderes e grupos de pressão "verdes"?

2) No entanto, por outro lado, ficamos também a saber que o ministro da economia, apesar de incomodado com a precipitação política do seu colega (a divulgação do famigerado relatório), concorda inteiramente com aquilo que Nobre Guedes divulgou! Ou seja, concorda com o fundo da questão, mas sente-se incomodado com a sua divulgação...pelo menos, com o respectivo timming escolhido por Nobre Guedes!
Em resumo, tudo deveria ter passado por uma (outra) boa gestão da tão propalada "transparência"....que, bem vistas as coisas, para o ministro da economia, deveria ter sido mais opaca!