17.1.05

«FOLHAS DE LIBERDADE»

Acaba de ser editado pela «Espírito das Leis», que mais uma vez está de parabéns pela pela escolha e oportunidade do lançamento, uma obra de leitura obrigatória para quem queira conhecer o que de melhor se escreve em Portugal sobre o liberalismo e, também, sobre a política nacional numa abordagem liberal.
Trata-se do livro «Folhas de Liberdade», do Doutor José Pedro Lopes Nunes, que reuniu e actualizou alguns textos seus publicados na comunicação social, nomeadamente no «O Primeiro da Janeiro», na «Região Minho», no «Diário Digital», e nos jornais «O Comércio do Porto», «Público», «Diário de Notícias» e «Jornal de Notícias», aos quais acrescentou alguns inéditos.
O livro encontra-se dividido em quatro capítulos, que percorrem a filosofia política, a actualidade internacional e nacional, e por ele passam ideias e autores como Hayek, Locke, Friedman, Mises, Jasay, Berlin, Nozick, Rothbard, Becker, Buchanan, entre muitos outros. Ao longo de quase duzentas páginas, o autor revela um sólido conhecimento das fontes clássicas do liberalismo, quen utiliza numa correcta aplicação ao mundo em que vivemos. De realçar, em nossa opinião, a contribuição dada para uma análise liberal de problemas relacionados com a saúde, como a auto-medicação e a prescrição médica, ou o consumo de drogas duras, ou, ainda, as listas de espera para a realização de actos cirúrgicos nos hospitais públicos, que constituem abordagens inovadoras em Portugal, e se inserem na área de especialização académica e profissional do autor.
Numa altura em que Portugal se encontra numa crise de identidade profunda, obras como a que José Pedro Lopes Nunes nos oferece são um contributo fundamental para que se possa compreender o mundo em que vivemos e, sobretudo, para divulgar as ideias que o podem vir a tornar melhor, embora, como o autor salienta, «nem sempre a luta pela liberdade se salda num sucesso». Infelizmente.