19.6.05

A imbecilidade dos orgulhos

Escreve Rui Tavares:

Um dos imbecis que está agora no Martim Moniz a manifestar-se contra os imigrantes diz que "tem orgulho em ser branco".

Estou inteiramente de acordo com Rui Tavares: o homem é de facto um perfeito imbecil. Como igualmente imbecis são todos aqueles que, de forma recorrente e bem mais frequente, afirmam em altos decibéis o seu orgulho em serem negros, gays, nazis ou comunistas.

Na natural irritação subsequente a ter visto e ouvido o imbecilóide na TV, Rui Tavares atacou de imediato o teclado com as emoções à flor da pele e ter-se-á obviamente esquecido de generalizar para situações análogas. Tivesse ele respirado fundo e, depois das suas pertinentes considerações, a posta terminaria porventura assim:

Quando não se pode ter orgulho de nada e se culpabilizam terceiros pelos nossos males, tem-se orgulho em "ser branco", "negro", "gay", "nazi" ou "comunista". É o que sobra aos destituídos totais. (...). No entanto, o que esses imbecis ainda não entenderam é que eles nem sequer tiveram responsabilidades em serem brancos, negros, gays, nazis ou comunistas. São só brancos, negros ou gays por acaso, nazis ou comunistas por debilidade mental. Têm, de facto, muito pouco de que se orgulhar.