3.6.05

Misterioso objecto encontrado na Antárctida põe em causa o Teorema de Pitágoras (em actualização)

Base de MacMurdo , Antárctida - Uma equipa de cientistas suiços descobriu, no interior da Antárctida, um misterioso objecto que poderá pôr em causa todo o edifício científico laboriosamente construido ao longo dos últimos 400 anos.



Sim! Este reporter está em condições de garantir que os rumores são verdadeiro. O objecto em causa tem mesmo a forma de um triângulo rectângulo. Todos os testes o comprovam. E sim, também é verdade que o comprimento de uma das arestas (que os cientistas não duvidam que é a hipotenusa) elevado ao cubo é igual à soma do cubo das outras duas (que os cientistas não duvidam que sejam os catetos).




O objecto está a causar sensação e temor em toda a comunidade científica e não só. A direcção da revista Science já declarou que mais de 90% dos artigos publicados na revista nos últimos 100 anos terão que ser revistos. A Associação Americana de Controladores Aéreos já reuniu de emergência para estudar as consequências desta descoberta e José Carlos Espada, o último discípulo de Popper, escreveu no suplemento de Saúde Pública do Expresso que esta descoberta representava ao mesmo tempo, e um tanto paradoxalmente, o triunfo do falsificacionismo e o canto do cisne da ciência moderna. Entretanto, as acções das empresas de software subiram em flecha e uma fonte da indústria garantiu-nos que este problema fará com que o bug do ano 2000 se pareça com uma brincadeira de crianças.

Nota: Até ao fecho desta edição não nos foi possível contactar nenhum representante da Escola Pitagórica disposto a prestar declarações.

Últimos desenvolvimentos:

- Membro da Escola Pitagórica suicida-se em Atenas
- Positivistas Lógicos celebram nas ruas de Berlim e Viena
- Matemático russo desmente descoberta do sexto sólido platónico
- Jeff Bezos garante: "o algorítmo da Amazon é seguro"
- Bill Gates refugia-se na Papua Nova Guiné
- Jorge Sampaio apela à serenidade


Para reflectir
: porque é que às vezes a observação experimental é menos versímel que a teoria?