9.6.05

O Igualitarismo que pague a crise

1. A crise orçamental é uma crise de crescimento do estado: o estado não consegue cobrar impostos à velocidade a que os gasta. Dito de outra forma, o estado é bom a gastar, mas ainda não é bom a cobrar. Do ponto de vista do estado e das suas clientelas, o que tem que se melhorar é a cobrança de impostos aos outros, ou seja, àqueles que não são nem o estado nem as suas clientelas. Do ponto de vista de um liberal, o estado tem que cortar na despesa.

2. Surgiu entretanto uma nova teoria: os sacrifícios devem ser distribuidos por «todos». É claro que cada um interpreta estes «todos» como «os outros». Assim, em o lema «os sacrifícios devem ser pagos por todos» é atraente porque toda a gente o interpreta como «os sacrifícios devem ser distribuidos por todos os outros porque eu sou especial».

3. Ainda por cima esta ideia de que «os sacrifícios devem ser distribuidos por todos» é uma ideia socialista, igualzinha a todas as outras ideias socialistas que criaram o problema. Se fosse levada a sério, e não é, não permitiria resolver coisa nenhuma porque o problema só se resolve se uns pagarem a crise e outros não.

4. Foi o igualitarismo que causou o problema. O problema só se resolve se os que tiveram privilégios injustificados durante estes anos todos pagarem a crise. A dificuldade está em descobrir quem eles são.