8.9.05

Caro JMF ...

1. O facto do Estado gastar muito em Educação não é necessariamente bom. Idealmente, deveria gastar pouco, desde que cobrasse poucos impostos. Agora, o mais importante é saber em que medida a percentagem do PIB gasto em Educação num dado país contribui para o seu desenvolvimento. Ainda assim, o problema de Cuba, e isso é bem sabido, não é falta de qualificação dos seus cidadãos, mas sim a ausência de liberdade e capacidade de tornar esses conhecimentos em riqueza (económica e cultural), embora me pareça - não sou especialista em assuntos «cubanos» nem conheço em pormenor a sua realidade - na Cuba actual, a lacuna seja mais evidente no primeiro caso. Os níveis de escolaridade são altos. Só ainda não conseguiram aprender como é que se «arruma» com um Ditador.

2. Carlos Tavares é uma boa alternativa para liderar a CMVM: para lá de ter sido político, tem currículo académico e experiência no sistema financeiro (foi administrador do BNU e Santander), e é reconhecidamente uma pessoa capaz.

3. Teixeira dos Santos, agora Carlos Tavares, caro AAA, tu bem vaticinavas: a FEP ao poder! [Sim, caro JMF, TS e CT são uma espécie de irmãos Dupond (não é piada para o Vilacondense, esse grande blog na clandestinidade!): são oriundos da mesma terra, da mesma Faculdade, conhecem-se de longa data, foram ambos Secretários de Estado, ambos Ministros, só faltava serem ambos Presidentes da CMVM].

Ver também este post do JM sobre Cuba, em resposta ao JMF.

Rodrigo Adão da Fonseca