18.9.05

ÉPICO (american posts)


Foi o debate que tive a sorte de ver ontem à noite, na Book TV, entre o deputado britânico (corrigido) George Galloway e o jornalista inglês Christopher Hitchens. Decorreu no passado dia 14 de Setembro, o tema foi a intervenção no Iraque e aconteceu no Baruch College, em Nova York.

Há muito tempo que não via um combate verbal tão duro e aberto (que distância da habitual molice das nossas aborrecidas conversinhas caseiras). Frente a frente, dois autênticos tribunos com estilos muito distintos - Galloway vibrante e insultuoso; Hitchens cerebralmente acutilante. As razões de Hitchens foram desfiadas com uma lógica implacável - Galloway respondia intuito persona com referências crueis ao passado político trotskista do seu antagonista e ao seu percurso incoerente de defesa de causas pretéritas.
Galloway tinha a maioria da audiência a seu favor até ao momento em que, desastradamente, resolveu tirar do bolso aquela estafada lenda «que foi a política americana e ocidental que provocaram os ataques terroristas em NY» - quase que não conseguia dizer mais nada perante a reacção enraivecida do público nova-iorquino.
No final, julgo que Hitchens levou a melhor, embora tenha saído repleto de cicatrizes na sua credibilidade pessoal.

O debate pode ser ouvido aqui (mas, acreditem, o audio não consegue retratar a emoção que ali existia).
(INFORMAÇÃO: para ouvir cliquem logo no Direct Links - o debate começa no meio do nº 2)

(NOVA INFORMAÇÃO: para verem o debate em vídeo (RealPlayer) clicar aqui. Agradável descoberta da Sofia a quem agradeço)