13.1.06

As virgens ofendidas (corrigido)

O Presidente, os candidatos e meio mundo está muito chocado com a existência de umas listas com registo de chamadas telefónicas. É certo que pelo menos um dos «chocados» pensa que o «respeito pela protecção de dados pessoais» nunca pode servir «para impedir o cruzamento de informações através do qual podem ser detectados delitos». Mas isso agora não interessa nada.

Todas estas falsas virgens ofendidas não querem que se fale da directiva europeia, aprovada no final do ano passado, com os votos favoráveis do PS, do PSD e do PP, (e que nenhum deputado ainda explicou), a qual que obriga as empresas de comunicações a reter (durante 24 meses), e disponibilizar os dados referentes a chamadas telefónicas fixas ou móveis, fax's, emails, acesso a páginas de internet, foruns, mensagens de sms, etc., nomeadamente com o seguinte tipo de informação:
- fonte e destino das comunicações;
- Data, hora e duração da comunicação;
- Tipo de comunicação;
- tipo e localização do equipamento (móvel ou fixo);

Mas isto parece que também não interessa nada.

(...)
Nota: apaguei parte do texto que aqui estava, uma vez que o comentário se baseava em informações que posteriormente verifiquei não estarem inteiramente correctas ou no mínimo serem parcelares, dado que os factos se mantêm confusos.