9.1.06

Em Bicos de Pés

A Noruega (1ª classificada no Índice de Desenvolvimento Humano) não tem TGV.

A Islândia (2ª), Austrália (3ª), Luxemburgo (4ª) e o Canadá (5ª) também não têm TGV.

A Suécia (6º) tem uma boa rede de pendulares no sul. O X2000 sueco não ultrapassa os 210 Km/hora. O X2000 vai até Copenhaga mas os nacionalistas dinamarqueses não se queixam da localização do centro de decisão em Estocolmo.

Na Suiça (7º) passa o Cisaltino italiano, o ICE alemão e o TGV francês, todos mais ou menos devagarinho. O ICN suíço anda a 200Km/hora.

A Irlanda (8ª) não tem TGV.

A Bélgica (9ª) não tem TGV, mas o país recebe a visita do Eurostar e do Thalis. Os nacionalistas belgas não se queixam.

Os EUA (10ª) não têm TGV.

O Japão (11ª) tem TGV, 130 milhões de habitantes e é o segundo país mais rico do mundo.

A Holanda (12º) não tem TGV mas a Amsterdão chegam o Thalys e o ICE, a velocidade de pendular. Os nacionalistas holandeses não se queixam do controle estratégico franco-germânico. Os holandeses querem fazer o seu TGV, que vai andar nas mesmas linhas por onde andam os outros. A Holanda tem um PIB pc que é o dobro do português.

A Finlândia (13º) tem a Nokia mas não tem TGV.

A Dinamarca (14ª) não tem TGV, mas tem a Bang and Olufsen, a Dan Cake, a Lego e a Carlsberg.

A Grã-Bretanha (15º) não tem TGV. O Eurostar, em terras de sua majestade, move-se a passo de caranguejo. A Grã-Bretanha é a 6ª maior economia do mundo.

A França (16º) tem TGV. A França (ainda) é a 7ª maior economia do mundo e tem 60 milhões de habitantes.

A Áustria (17º) não tem TGV. A Áustria recebe a visita do ICE alemão em Viena, Linz e Innsbruck, mas por terras austríacos o TGV valsa devagarinho. Os nacionalistas autríacos não se queixam.

A Itália (18º) tem uns comboios que chegam a 250Km/h mas a média nunca passa dos 200. A Itália tem 60 milhões de habitantes. A Itália é a 8ª maior economia do mundo.

A Nova Zelândia (19ª) não tem TGV.

A Alemanha (20ª) tem TGV. Na verdade só tem uma linha de verdadeiro TGV, Colónia-Frankfurt e uma segunda, entre Nuremberga e Inglostad a inaugurar em fins de 2006. O resto anda depressa mas mais devagar que os TGVs. A Alemanha tem a 5ª maior economia do mundo e tem 82 milhões de habitantes.

A Espanha (21º) também tem TGV. A Espanha tem 40 milhões de habitantes.

Hong Kong (22º) não precisa de TGVs.

Israel (23º) , Grécia (24º), Singapura (25º) e Eslovénia (26º) não têm TGV.

Portugal vem logo a seguir.

Também há TGVs na China (1300 milhões de habitantes), Taiwan (23 milhões) e na Coreia do Sul (50 milhões).