29.5.06

A arquitectura agora é uma actividade técnica?

Alguns comentários à uma frase citada pelo CAA neste post:

Transformaram o normal know-how técnico em determinada área numa questão de liberdade individual.


1. É curioso que a arquitectura tenha sido reduzida a uma mera actividade técnica. Acontece que a arquitectura tem uma componente estética subjectiva não desprezável.
###
2. O liberalismo não defende que a liberdade individual em questões técnicas produz bons resultados. Defende sim que a liberdade individual na selecção e na certificação dos técnicos produz os melhores resultados. São duas coisas diferentes. As pessoas em geral não percebem nada de neurocirurgia, mas conseguem identificar um bom neurocirurgião muito melhor que a Ordem dos Médicos (que se repararem bem não faz rankings dos seus membros).

4. É estranho que a liberdade contratual, neste caso a liberdade do cliente contratar quem bem entender para realizar um serviço, tenha deixado de ser uma questão de liberdade individual.

5. No que se refere ao aspecto exterior dos edifícios, a arquitectura é uma actividade com impacto público que diz respeito à comunidade local. Se fosse uma actividade técnica não poderia haver controlo democrático sobre as actividades de um arquitecto numa dada cidade. Todas questões de arquitectura teriam que ser resolvidas por comités de arquitectos. A opinião dos cidadãos não poderia contar para nada.

6. Os aspectos públicos da arquitectura são essencialmente questões políticas que devem ser resolvidas pela comunidade política local. Para isso já existem regras de construção local, a possibilidade de discussão pública, o crivo dos arquitectos da câmara e o poder eleito. A obrigatoriedade de o projecto ser feito por um aquitecto é um crivo redundante.

7. Aliás, a obrigatoriedade de o projecto ser feito por um arquitecto é uma questão que apenas diz respeito às comunidades locais. Nunca deveria ser imposta por uma lei nacional igual para todas as comunidades.

8. Os projectos devem ser avaliados pelo seu mérito intrínseco e não de acordo com a formação académica do seu autor.

9. No que se refere ao aspecto interior dos edifícios, a aquitectura é uma actividade privada que diz respeito exclusivamente aos indivíduos que contratam o serviço. Qualquer limitação à liberdade contratual é inaceitável.