8.1.07

Pactos de silêncio

O silêncio sobre os voos da CIA e até a tentativa de ridicularizar Ana Gomes têm algo de hipócrita. De facto os detidos em Guantanamo chegaram lá como? A não ser que o camarada Castro tenha fornecido os detidos presumo que os presos em Guantanamo chegaram lá dentro de aviões. É óbvio que falar de aparições e coisas estranhas não é a melhor forma de colocar a questão mas, goste-se ou não, existe provavelmente algo de verdadeiro naquilo que Ana Gomes diz. O que cabe perguntar, em primeiro lugar, é se o Parlamento Europeu tem o direito de se imiscuir em questões como esta. Em segundo lugar convém que nos perguntemos também quais são as alternativas a estes voos.
Seria melhor que os detidos de Guantanamo estivessem em liberdade? Ou que estando detidos não tivessem ido para Guantanamo? Não sei, sobretudo se a alternativa fosse ficarem entregues às forças policiais da Jordânia, Egipto, Arábia Saudita... Em resumo não só acho que a CIA efectuou voos com destino a Guantanamo, voos esses em que transportou presos, como não vejo muitos países disponíveis para acolherem esses presos e julgá-los ou tratá-los como prisioneiros de guerra.
Alguém se lembra do alívio nacional quando nos vimos livres do assassino do palestiniano Issan Sartawi? Alguém se lembra ainda do medo que o grupo Abu Nidal a que pertencia o assassino descobrisse que Portugal existia e que se atrevia a julgar um dos seus membros? Aliás alguém se lembra ainda da pena a que foi condenado o assassino de seu nome Arab el-Arabi Tawfik Gamal também conhecido como Mohamed Rashid e que também respondia como Youssef al-Aouad? Três anos!!! Três aninhos. Não pela pela morte de Sartawi sobre a qual despejara o carregador duma Beretta mas sim pelo uso de documentos falsos.
Como dizer isto é muito incómodo e parece mal vai-se iludindo a questão. Mas ela existe.

Ps - Presumo ser a CIA a única agência secreta do mundo que tem agentes no activo já que jamais alguém viu um agente doutro serviço secreto em qualquer parte do mundo à excepção cinematográfica do James Bond. Em Portugal por exemplo, nunca se viu um agente do KGB ou dos serviços secretos fraceses. O que é uma coisa pasmosa.