Santos Silva quer controlar os jornalistas por causa da sarjeta. Vital Moreira preocupa-se com os jornalistas de esquerda e sobretudo com o facto destes se preocuparem com coisas que só afectarão o rebotalho:
«Não consigo entender como... ...é que tantos jornalistas, inclusive de esquerda, conseguem apoiar um documento que, entre outras coisas (incluindo uma imaginária "ofensiva contra a liberdade de imprensa"), se opõe às medidas contra a concentração dos média (o que só pode interessar aos tycoons da indústria) e à institucionalização de um mecanismo de autodisciplina profissional para sancionar as mais graves infracções deontológicas (o que só pode interessar ao rebotalho da profissão). Ele há coisas estranhas, não há?!»
http://causa-nossa.blogspot.com/
Ora para Vital os jornalistas de esquerda não deviam apoiar o http://movimentoinformacaoliberdade.blogspot.com/
a) porque sendo de esquerda deviam acreditar neste governo?
b) porque sendo de esquerda têm de lutar contra aqueles que Vital designa como «tycoons da indústria»?
c) porque sendo de esquerda não fazem parte do «rebotalho da profissão», logo não praticarão «as mais graves infracções deontológicas»?
Enfim, vira o disco e toca o nacional-porreirismo do costume: à malta não acontece nada. Somos todos conhecidos, pá. Estamos cá uns para os outros. Se te deres com rebotalho o caso é outro. Mas tu não te vai dar com o rebotalho, pois não?