23.8.07

Benfica!

Como sempre - e isto vem a propósito do Benfica - uma pequena brisa provoca, na nossa imprensa, uma tempestade dramática e obsessiva de notícias...

Depois do episódio da saída de Simão para o Atlético de Madrid (intensa, excessiva e amarguradamente dissecada em todos os Telejornais), vem agora o regresso de Camacho, o primeiro treino de Camacho (que, segundo um conhecido jornal desportivo, teve logo, instantaneamente, o condão de "acordar o Benfica"!), o segundo dia de Camacho, o próximo jogo de Camacho...quer dizer, do Benfica, e assim por diante. ###

Há, de todo o modo, uma filosofia muito benfiquista e muito portuguesa (por isso, o Benfica é mesmo o clube mais genuinamente português!), que justifica esta avalanche sistemática de notícias, fóruns, chats, etc., etc.

Só me apercebi desta filosofia benfiquista (e portuguesa) recentemente, em Junho e depois da época futebolística transacta ter acabado, numa conversa com um taxista do SLB, em Lisboa. Aqui fica um excerto daquilo que me fez ver a Luz:

- (Taxista, depois de saber que eu era do Porto): Então vocês estão de parabéns

- Pois é. Mas foi por pouco.

- (Taxista): Pois foi…se o campeonato durasse mais umas semanitas, eram vocês, mas sim o Sporting, quer dizer…parecia.

- Pois. A si é que não posso dar os parabéns….Este ano, nem a taça ganharam, que foi para o Sporting. Não ganharam nada!

- (Taxista): Tem razão. ganhamos nada… Mas para o ano, há mais. Pode ser….Mas também, deixe lá, amigo. Isso já não me importa nada… Não interesa só ganhar...o Benfica é na mesma um grande clube. Então acha que o nome de Benfica é lindo! Nã é bonito dizer “Ben-fi-ca”!