20.8.07

Diferença entre agricultura biológica e agricultura transgénica

Agricultura biológica - Uma bactéria que produz um pesticida é espalhada pelo milho para matar um insecto que destrói o milho. Dado que a bactéria é "natural" pode ser usada na agricultura biológica. Esta é a agricultura "boa".

Agricultura transgénica - Um gene da bactéria é incorporado no milho e é a própria planta que produz o pesticida. Dado que a transferência genética é "artificial" esta forma agricultura é considerada "má".

O princípio activo é exactamente o mesmo e os efeitos na saúde também são os mesmos. Quase nenhuns. A diferença é que um método é "natural" e o outro é "artificial". Qual é o problema então? É o mito do mundo natural puro e intacto. Como disse um dos membros da Verde Eufémia, é necessário restaurar "a ordem ecológica, moral e democrática que tem sido constantemente deteriorada pelas políticas de União Europeia e pelo governo português".

O que é que separa os jovens eufémios dos fundamentalistas cristãos do Kansas que negam a teoria da evolução? No essencial, muito pouco. Ambos acreditam num mundo natural estático. Ambos acreditam que o Homem tem uma posição especial no mundo. Ambos acreditam que o Homem está fora do mundo natural. Ambos acreditam que as descobertas científicas que permitem alterar o mundo natural devem ser combatidas. Ambos têm uma noção não materialista da vida natural.