17.8.07

Sexo em Democracia 3 (Making Of) II

A filha do Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, é uma empresária de sucesso em Angola. Esta extraordinária coincidência de a mesma família ter um político de sucesso e uma empresária de sucesso parece ter passado despercebida a alguns jornalistas que recentemente fizeram artigos que glorificavam os feitos da empresária Isabel dos Santos. Mas claro que não se trata de coincidência, e muito menos de uma predisposição da família Dos Santos para o sucesso. Trata-se de um caso de altruísmo dentro da família, que quando existe abuso de um cargo público chama-se nepotismo.

O altruísmo dentro da família tem uma componente biológica e outra cultural. Do ponto de vista biológico, um hipotético gene do altruísmo dentro da família terá uma grande probabilidade de ser transmitido às gerações seguintes. Esse gene leva os seus portadores a cooperar permitindo que pelo menos um dos portadores do gene sobreviva e o transmita aos filhos. Do ponto de vista cultural, o hábito de ajudar a família terá grande probabilidade de ser transmitido às gerações futuras. A cooperação entre membros da mesma família terá grande probabilidade de gerar pelo menos um filho de pelo menos um dos seus membros.

De notar que o altruísmo entre estranhos tem menos probabilidade de ser transmitido às gerações futuras. Quando um altruísta ajuda um estranho, a probabilidade de o estranho partilhar o mesmo gene do altruísmo e/ou a mesma predisposição cultural para o altruísmo é baixa. Se o estranho não partilhar os mesmos genes ou a ideia de altruísmo então o gesto altruísta prejudica quem o pratica e não ajuda à transmissão do altruísmo às gerações futuras.

O altruísmo dentro da família é um útil, legítimo e natural quando os meios para o concretizar são privados. Quando são utilizados meios públicos, o altruísmo é desvirtuado. Quem o pratica em vez de se sacrificar a si próprio, sacrifica o bem público. No caso da família dos Santos, o sucesso empresarial de Isabel dos Santos é conseguido à custa de privilégios públicos vários concedidos pelo governo angolano e que prejudicam os angolanos.

PS - Como se vê, grande parte dos comportamentos corruptos são uma consequência de comportamentos altruistas.