30.8.07

Origens da agricultura biológica

Rudolf Steiner é um dos precursores da agricultura biológica através do seu movimento de Agricultura Biodinâmica. A Agricultura Biodinâmica é uma espécie de homeopatia do meio agricola. Steiner diz que ser deve ter bastante cuidado com os ciclos astrológicos e recomenda um conjunto de preparados para aplicar à terra:

O preparado 500 é feito com esterco de vaca enterrado por seis meses, durante o inverno, num chifre de vaca também. É uma homeopatia aplicada na terra, diluído em 60 litros de água, para desenvolver a estruturação do solo, a capacidade de retenção de água, de nutrientes, circulação de ar e favorecer o desenvolvimento das raízes. O preparado 501 é o cristal de quartzo finamente moído que fica enterrado dentro de um chifre de vaca (não pode ser de boi) durante o verão e depois é colocado num vidro transparente para ser exposto ao sol.

Steiner é também o fundador de uma espécie de religião científica chamada Antroposofia.

De acordo com o que se pode ler nesta página a Quercus parece ter uma posição bastante favorável a esta charlatanice agricultura alternativa:
Hoje em dia existem empresas de certificação de agricultura biodinâmica, embora em menor número que de agricultura biológica, e a agricultura biodinâmica começa a ser aceite nos circulos académicos e científicos.


Quem se sentir mal com este post pode sempre recorrer à medicina antroposofica, a qual deve ser pelo menos tão eficaz como a homeopatia que em tempos o Bloco de Esquerda quis introduzir no Serviço Nacional de Saúde.