27.5.04

Autocracias (II)

Sinceramente Rui, não te conhecia essa faceta basista, populista e tão pouco liberal!!!... Para além de teres escrito sem te informares devidamente dos factos e fazeres juízos de valor que me parecem muito pouco fundamentados.

De facto, o edil teu homónimo pode ser teimoso, mas tem bom senso. Só um perfeito imbecil deixaria de felicitar o FCP, depois de um evento que pôs o nome da cidade no mapa em letras bem mais gordas. Por outro lado, não me lembro que ele alguma vez acusasse o PC(FCP) de ser uma personagem dominadora e autoritária. E acreditas realmente que ele consegue impôr a sua vontade a todo o executivo camarário? Não conheces a legislação eleitoral autárquica que temos? Sendo os executivos camarários eleitos pelo método de Hondt, mais não são do que mini-parlamentos, levando a que as Câmaras deste País funcionem em compartimentos estanques e inviabilizando a execução de qualquer estratégia de actuação coerente.

A Câmara deverá felicitar a Instituição FCP (como o fez e muito bem), mas associar-se às festividades??? Heresia de lesa-liberalismo, meu Caro!!! Por que raio é que os poderes públicos se terão de associar a manifestações espontâneas de carácter lúdico da população??? Gostar ou não gostar de futebol, festejar ou não, é uma opção individual de cada um que o Estado tem apenas de respeitar, jamais imiscuir-se ou tomar partido. Querias ver os vereadores aos pinotes no meio da turba, agitando freneticamente cachecóis e bandeiras e aos berros de "Campeõõõõeees!!! Campeõõõõeees!!! Nós somos Campeõõõõeees!!!" E já agora, no dia seguinte, participar de forma igualmente histérica em eventual manifestação anti-futebol e pró-bilharística (Abaixo a bola! Viva a carambola!)? Já estou a imaginar e a gargalhar com as postas satíricas que então escreverias... A Câmara fez quanto baste, disponibilizando algumas estruturas.

Não tenho dúvidas que o Rui Rio, tal como fez o ano transacto, irá convidar o FCP para lhe ser prestada a devida homenagem institucional pelos galardões conquistados esta época. Mais uma vez, o PC recusará, porque a agenda estará preenchida com um beberete na Câmara de Gaia...

Lamento que pouca gente neste País compreenda ou valorize a atitude de Rui Rio perante o futebol, que é a única correcta e aceitável por parte dos políticos e dos poderes públicos: relacionamento a nível institucional da mesma forma que deve existir com qualquer outra actividade económica (as emoções não são para aqui chamadas!) e recusa clara de qualquer promiscuidade como existiu no passado. Está difícil fazer escola. Como bem dizes, o CDS tem desde há uns dias um ilustre dirigente seu a número dois do FCP e a braço direito de PC. O PS tem Fernando Gomes a braço esquerdo e o PSD Paulo Teixeira como uma das pernas, fazendo-se assim a osmose total com o establishment partidário. Temo pelas consequências que poderão advir para o FCP e espero sinceramente que não se venha a verificar o cenário que em tempos antevi.