17.9.04

AINDA AS PORTAGENS

O LR e o João Miranda têm sustentado um debate acerca da legitimidade material e política das portagens anunciadas. Tardiamente, intervim nas "Heresias".
Como utilizador assíduo de uma das vias que está prestes a ser "taxada", reproduzo aqui algumas das minhas dúvidas:

- Desculpem se já o haviam esclarecido, mas gostava de saber se a vossa posição inclui as vias que estão em uso há vários anos sem portagens, como a IC1 e a Via do Infante?
(resposta do João Miranda)O princípio é genérico e aplica-se a todas as vias. A IC1 e a via do infante têm uma qualidade superior às estradas nacionais e por isso quem as usa tem que pagar mais que quem não as usa.

Peço, agora mais esclarecimentos:
- Então não terá qualquer relevância o facto das pessoas terem vindo a utilizar essas estradas gratuitamente durante vários anos?
- Donde, alguém que circula diariamente nessas estradas nos últimos 7/8 anos deverá aceitar pacatamente a alteração da situação em nome do princípio/tese que vocês defendem e o actual Governo, subitamente, descobriu?
- Nem deverá ser atribuída qualquer importância às muitas promessas em contrário dos responsáveis políticos de vários quadrantes e dos vários governos que asseguraram a utilização gratuita dessas vias?