17.9.04

O princípio do utilizador pagador é uma excelente ideia II

Alguns leitores estão a dizer que como todos somos consumidores todos seremos afectados pelas portagens. O que não é verdade porque os consumidores não são todos iguais e porque o produtor não consegue passar todo o custo da portagem para o consumidor. Vejamos alguns exemplos:

1. Uma empresa que consiga reduzir o peso e o volume dos seus produtos pode reduzir o número de de viagens necessárias para transportar os mesmos produtos. Esta empresa conseguirá economizar recursos (uso da auto-estrada, engarrafamentos). Se as auto-estradas forem de borla esta empresa será tratada como as outras. Se for adoptado o príncipio do utilizador-pagador esta empresa ganhará quota de mercado porque consegue vender mais barato que a concorrência e a sociedade como um todo passará a pagar menos pelos transportes. (Nota: os transportes são sempre pagos, ou através dos impostos, ou através das portagens).

2. Se as auto-estradas forem de borla, uma empresa que produz batatas para o mercado local pagará o mesmo pela auto-estrada que uma empresa distante que vende batatas no mesmo mercado mas que tem que as transportar por auto-estrada. Se for adoptado o princípio do utilizador pagador, a empresa que usa mais recursos, isto é, a que transporta batatas pela auto-estrada é penalizada e perderá quota de mercado. Resultado: o preço que a sociedade paga pelo transporte de batatas passa a ser menor.

3. Se as auto-estradas forem de borla, um consumidor cujo cabaz de compras tem 70% de produtos importados paga o mesmo pelo transporte por auto-estrada que um que compra 30% de produtos importados. Neste caso, o consumidor que menos beneficia da auto-estrada está a subsidiar o que mais beneficia dela.

4. Se as auto-estradas forem de borla, as empresas que consomem mais matérias primas importadas pagam o mesmo pelo transporte através da auto-estrada que as que não consomem matérias primas importadas. Se for adoptado o princípio do utilizador pagador, as empresas que mais beneficiam da autoestrada serão forçadas a pagar mais pelas suas matérias primas e a mudarem para fornecedores locais. A sociedade como um todo passará a pagar menos pelas auto-estradas porque estas serão menos utilizadas.