7.9.04

Conceitos de justiça II

Diz o Luís Aguiar-Conraria:

é consensual na literatura económica se duas sociedades tiverem os mesmos níveis MÉDIOS de riqueza então aquela com menos desigualdades económicas, e portanto com menos pobres, será mais justa. Este consensoo na literatura económica é, naturalmente por mim subscrito.


O país I tem dois habitantes, A e B. A é um preguiçoso, trabalha 2 horas e produz 20 créditos por dia. B é trabalhador, trabalha 8 horas e produz 80 créditos por dia. Como este é um estado socialista o rendimento nacional é dividido equitativamente pelos dois habitantes. Cada habitante recebe 50 créditos por dia. O rendimento médio neste país é 50 créditos e todos os habitantes ganham o mesmo.

O país II tem dois habitantes, A e B. Cada habitante trabalha 5 horas, produz 50 créditos e recebe 50 créditos por dia. O rendimento médio neste país é 50 créditos e todos os habitantes ganham o mesmo.


O país III tem dois habitantes, A e B. A é um preguiçoso, trabalha 2 horas e produz e consome 20 créditos por dia. B é trabalhador, trabalha 8 horas e produz e consome 80 créditos por dia. O rendimento médio neste país é 50 créditos e metade dos habitantes ganham 4 vezes mais que a outra metade.

O país IV tem dois habitantes, A e B. A tem uma doença crónica e tem que comprar medicamentos importados. A trabalha 2 horas por dia para satisfazer as suas necessidades básicas (20 créditos) e trabalha mais 6 para pagar os medicamentos (60 créditos por dia). B limita-se a trabalhar o suficiente para satisfazer as suas necessidades básicas (20 créditos, 2 horas). O rendimento médio neste país é 50 créditos e metade dos habitantes ganham 4 vezes mais que a outra metade.

TPC do dia: ordene estes países por ordem crescente de justiça.