12.6.05

E tudo o «arrastão» levou

As noticias de crimes são muito propícias á histeria.
Sobretudo se ocorrerem em praias populares do centro do país, durante um fim-de-semana prolongado, no qual não ocorreu nenhum jogo de futebol nem nenhum incêndio vistoso.

Conveniente e directamente relacionado com essa histeria, nenhum jornal, nenhuma televisão, deu destaque à sondagem do Expresso.
É certo que lá por fora, no resto da Europa, a coisa não foi ignorada e trataram de passar Portugal para o grupo de países surpreendentemente indecisos.
Tudo isto enquanto os nossos deputados revestidos de poderes constituintes aguardam instruções directamente da próxima cimeira europeia, para saberem o que fazer com tão tosca e mesquinha revisão constitucional.

Fica então aqui a notícia «abafada»:
NÃO e SIM empatados - Lisboa e Porto votam contra Tratado
«Se o referendo ao Tratado Constitucional Europeu em Portugal fosse hoje, tudo poderia acontecer. Numa simulação do referendo realizada esta semana pela Eurosondagem para o EXPRESSO, com voto secreto em urna, o resultado foi um empate técnico: 50,8% dos portugueses disseram «Sim» ao Tratado e 49,2% votaram «Não». Curiosamente, o «Não» ganhou nas áreas metropolitanas de Lisboa (52,4%) e do Porto (50,9%) e no Alentejo e Algarve (53,9%). O «Sim» ganhou a Norte do Tejo, sendo o eleitorado do Centro do país claramente o mais favorável ao Tratado (55,5%)...»