22.6.05

Guterrismo no seu melhor

Governo recorre a medida de emergência para conter subida de preços de industriais

Delirante:

O governo vai utilizar o fundo de correcção de hidraulicidade para amortizar entre 3 e 5% a subida dos preços da electricidade para os clientes industriais até ao final do ano, anunciou esta quarta-feira o ministro da Economia.

Manuel Pinho considerou como «muito séria» a situação da energia em Portugal, com o aumento «galopante» dos preços do petróleo, afirmando que o aumento de 10 dólares por barril provoca um agravamento do défice da balança de pagamentos de mil milhões de dólares.

O ministro decidiu, por isso, recorrer a esta medida de emergência para estabilizar os preços da electricidade para as empresas e defender a competitividade da indústria portuguesa.

Os consumidores domésticos serão beneficiados apenas no próximo ano, esclareceu o ministro, em conferência de imprensa.


Problema: aumento de 10 dólares por barril provoca um agravamento do défice da balança de pagamentos de mil milhões de dólares (porque o preço das importações é maior)

Solução: Subsidiar o consumo eliminando os mecanismos automáticos de correcção que levariam os agentes económicos a baixar o consumo.

Resultado:


  • Manutenção do nível de consumo de electricidade e das importações de combustíveis para a produzir. Agravamento do défice da balança de pagamentos.
  • Como o mercado é imune à variação dos custos do petróleo, o governo terá que subsidiar as energias alternativas para as promover;


Via Anti-comuna