14.5.06

NO MEIO DO PINHAL...

Há 2 anos fizeram-se 10 estádios novos em Portugal. Um deles, o do Algarve, nunca mais teve futebol a sério depois do Euro 2004. Todos, excepto aqueles onde jogam os "3 grandes"e, também, o Vitória de Guimarães [corrigido], raramente atingem os dois dígitos em número de milhares de espectadores [corrigido].
Hoje joga-se a final da Taça de Portugal. Com aquela lógica pequenina, graniticamente saudosista e irracional, que fez e fará com que este país se mantenha na cauda da Europa em tudo o que é importante, esse jogo vai disputar-se num estádio construído nos anos 30, sem condições, feio, inseguro, anacrónico, e que representa um pouco do pior da nossa história.
Uma equipa com o gabarito do F.C. do Porto é forçada a jogar no meio do pinhal...
Esteve mal o presidente Pinto da Costa - de uma vez por todas devia ter-se recusado a participar nessa farsa humilhante. E se a Federação Lisboeta de Futebol persistisse em marcar o jogo para o pinhal de Oeiras era melhor que os campeões não pusessem lá os pés.
Como adepto, preferiria que a minha equipa fosse jogar a final ao Algarve do que estar ali a homenagear o Estado Novo, dirigista, velho e totalitariamente arrogante, apenas para satisfazer as vaidades centralistas que nunca mais acabam.